terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Maior flor do mundo- José Saramago


Era uma vez um menino que vivia num sítio seco, sem árvores porque uns homens cortaram-nas para fazer duas mil vivendas de luxo.
Um dia, o seu pai tirou uma árvore de um terreno, deixando atrás uma flor sem a sombra da árvore.
O seu pai e ele regressaram a casa e o menino trouxe um escaravelho num caixa que, ao ser aberta, fugiu. O menino foi atrás dele e, enquanto o fazia, encontrou uma pequena mata. Depois de a atravessar, ele viu a flor que antes estava perto da árvore, mas agora estava murcha. Com pena da flor, ele foi buscar água para lhe dar. Com a água, a flor cresceu, cresceu e ficou enorme. O menino, ao ver a flor tão grande, ficou surpreendido.
Cansado de ir buscar água tantas vezes, ficou com sono e deitou-se na terra a dormir. Como que por magia, a flor inclinou-se em direção ao menino. Parecia estar a olhá-lo. E talvez estivesse mesmo, porque libertou uma das suas pétalas que caiu em cima do menino, servindo-lhe de cobertor.
Em casa, os seus pais viram ao longe a flor enorme e foram ao seu encontro. Quando lá chegaram, viram o seu filho junto à flor.
Trouxeram-no para casa e, ao chegarem ao seu bairro, todas as pessoas que lá viviam, estavam na rua a ver aquela flor tão extraordinária.
Fim.

Moral da história: Se nós cuidarmos da Natureza, a Natureza cuidará de nós.

Recontado e registado pela turma B do 2.º ano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito da historia é uma boa forma de tentar que as crianças valorizem a natureza e cuidem dela. beijinhos a todos os meninos e meninas do 2º ano da turma B